A W A SPORT foi fundada em agosto de 1992, na cidade de Cachoeiras de Macacu, RJ/Brasil. Ao longo dos anos, o nosso crescimento ocorreu de várias formas: demanda de serviços, novos clientes, contratação e capacitação de colaboradores, espaço físico e na capacidade produtiva do nosso parque fabril.
Nada melhor do que imagens para explicar tudo isso! Inclusive o nosso começo! Na época, Estevão e Minalda, fundadores da W A Sport, iniciaram a confecção e estamparia de camisas em casa, com uma construção improvisada nos fundos do quintal. Os filhos, William e Karla, faziam da obra um lugar para brincar também. Ou seja, nós somos frutos de um negócio familiar que superou as adversidades e deu certo.
Na década de 90, no início dessa história, o negócio era voltado para a produção de camisas personalizadas e uniformes para escolas e empresas. Em 2008, a paixão dos nossos fundadores pelo esporte falou mais alto e eles decidiram se arriscar no ramo, voltando a produção para a fabricação de uniformes esportivos personalizados - confeccionados sob encomenda.
A partir de 2012 o esporte se tornou, definitivamente, a grande estrela por aqui. Nas impressoras e máquinas de costura, os modelos para futebol eram os mais vistos. No período, tínhamos vários vendedores para atender pedidos de todos os cantos do Brasil.
Essa notoriedade nos fez chegar a clubes tradicionais como o Madureira (RJ), Bangu (RJ), Campo Grande (RJ), Fluminense de Feira de Santana (BA), Itabaiana (SE), Confiança (SE), Botafogo da Paraíba (PB), Campinense (PB), entre outros.
+ de 30 clubes de futebol profissionais de todo Brasil vestiram nossa marca
+ de 20 mil empresas, instituições, atléticas e times amadores atendidos
Além do futebol, nossa trajetória seguiu um rumo inevitável: produzir também para outras modalidades, como o tênis. No esporte, vestimos a Escola de Tênis Guga Kürten durante dois anos, e tivemos uma vitoriosa parceria com a CBT (Confederação Brasileira de Tênis). Vestindo a delegação nacional, conquistamos medalhas em jogos Pan-Americanos e também a primeira medalha olímpica do tênis brasileiro.
O ano de 2020 chegou repleto de desafios para a nossa marca, que precisou se reinventar por conta da pandemia (assim como milhares de empresas brasileiras).
Diante da paralisação das atividades esportivas e as incertezas impostas pelo covid-19, tiramos do papel um projeto que estava em andamento a quase um ano: o licenciamento de produtos esportivos para bandas de rock internacionais. E podemos dizer que começamos com o pé direito!
Com o lançamento dos produtos oficiais do Iron Maiden, em 01/05/2020, podemos dizer que a W A SPORT conseguiu “virar o jogo”. Mergulhamos de cabeça no mundo do e-commerce, onde nunca havíamos investido de verdade, e o resultado foi o melhor de todos: com apenas três camisas de futebol e alguns modelos de meias, caímos nas graças dos fãs da banda, vendendo não só para o Brasil, mas para vários países da América Latina.
No período após o isolamento imposto pela pandemia, seguimos com a nossa produção esportiva a todo vapor. Além do rock, firmamos uma parceria com o Botafogo Basquete do Rio de Janeiro, um time profissional que disputa a NBB e vem se superando a cada temporada. Crescemos o atendimento voltado para escolinhas de futebol e projetos que precisam de grandes quantidades de forma contínua. É o caso do Paris Saint-Germain Academy Brasil, onde todas as unidades locais usam nosso material (são mais de 50 em funcionamento em todo território nacional).
Também temos outros clientes no segmento, como Inter de Milão Academy Brasil, a, Escola de Vôlei do Bernardinho, todas as unidades da Zico 10, que é capitaneada pelo grande ídolo do futebol. Ele, inclusive, se tornou um grande amigo da nossa marca - sendo nosso parceiro em várias iniciativas e até visitando nosso parque fabril.
Rock e esporte: provamos o quanto isso dá certo!
Já dissemos aqui o quanto o licenciamento do Iron Maiden transformou a nossa história? E não foi só na parte de e-commerce não!
No final de 2020, nós nem imaginávamos todas as surpresas que o caminho do licenciamento nos reservava. Em novembro, abrimos uma loja oficial com produtos do Iron Maiden na Galeria do Rock, em São Paulo. O centro comercial, construído na década de 60, é conhecido por abrigar, além de lojas, uma cultura pop rock urbana que faz do local uma parada obrigatória para quem é fã de rock, heavy metal.
A boa aceitação dos itens esportivos do Iron Maiden entre os clientes apaixonados pela banda era apenas o primeiro dos vários capítulos da nossa marca no licenciamento. A seguir, chegaram outros nomes importantes do rock mundial, e foi necessário abrir um segundo endereço na Galeria do Rock, que acolhe os demais licenciados (demais mesmo): AC/DC, Ghost, Judas Priest, Kiss, Motorhead, Ozzy Osbourne, Slayer e Linkin Park.
O andamento dessas parcerias comerciais rendeu bons momentos para a nossa marca, inclusive conhecer alguns membros da banda. Em novembro de 2022, durante o Rio Innovation Week, no Rio de Janeiro, Bruce Dickinson fez questão de exibir para todo mundo o nosso presente pra ele (entregue em mãos horas antes): a nova camisa de futebol do Iron Maiden com a temática do Brasil. Mal sabia o vocalista que, naquele momento, acabava de antecipar nosso lançamento.
Já em dezembro de 2024, Steve Harris e seus amigos da British Lions receberam nossos produtos oficiais pelas mãos do nosso CEO, WIlliam.Até uma camisa de futebol do West Ham, o time do coração do patrão, autografada pelo jogador braisleiro Lucas Paquetá estava entre os itens. Mal sabíamos que, naquele encontro, já estávamos ao lado de Simon Dawson, o novo baterista do Iron Maiden (no lugar de Nicko McBrain), anunciado para o posto no dia seguinte do encontro.
Com a banda Kiss nós tivemos mais do que um encontro para licenciamento. Em 2022, quando tudo ainda era um sonho, e o segundo, na última passagem da banda pelo Brasil (abril de 2023). Na ocasião, adquirimos um item de colecionador - que pertence a todos nós, fãs da banda: a última guitarra quebrada por Paul Stanley em solo brasileiro. Ela está exposta em nossa loja 2, na Galeria do Rock, e chama muita atenção - assim como o Gene Simmons em tamanho natural na porta de entrada.
Entre os momentos que merecem destaque, também temos a chegada do Linkin Park ao nosso portfólio, que foi o resultado de uma parceria inédita com a gravadora Warner Music no Brasil. Desenvolvemos e produzimos os itens oficiais em tempo recorde e montamos uma pop-up store exclusiva da banda para o lançamento do álbum From Zero. O trabalho marcou uma nova fase do grupo norte-americano e a vinda do Linkin Park ao Brasil, em novembro de 2024. Foram sete dias de um movimento absurdo na loja e em toda Galeria do Rock, onde fãs do mundo inteiro ficaram cerca de 4 horas esperando na fila para visitar a pop-up store.
Ao infinito e além: expansão, novos licenciamentos e muito trabalho
Mostrar “Quem somos” em poucas linhas é um desafio gigante. Afinal, é difícil dar detalhes de todas as batalhas e conquistas de forma tão resumida.
- 60 colaboradores diretos;
- Parque fabril atualmente ocupa de 800m²
- Ao todo, são quatro andares de área produtiva
- 1 loja de fábrica - com itens esportivos em geral (Cachoeiras de Macacu/RJ)
- 2 lojas da marca - com licenciados de bandas na Galeria do Rock (São Paulo/SP)
Mas já podemos adiantar que o futuro nos reserva muitas coisas boas, o que inclui a expansão do nosso espaço produtivo.
Os nossos compromissos seguem se renovando - a cada ano, a cada novo licenciamento, a cada novo cliente… Entendemos que o nosso grande desafio, ao longo dos anos, é atender as expectativas do público que consome material esportivo e procura algo que una estilo, qualidade, conforto e melhor custo benefício. Consumidores, fãs, uma galera super existente.
Vestindo sua paixão pelo esporte e pelo rock, já entendemos uma nova realidade para a nossa marca. Agora somos “de Cachoeiras de Macacu para o mundo”...além de qualquer limite - seja na criatividade ou de territórios.. É por essas e outras que você pode contar com a gente. Não só pro jogo, mas para viver a vida!